City Tour por Paraty
- Lavinne Homar
- 6 de jul. de 2016
- 3 min de leitura
Depois de sairmos do Alambique, almoçamos no Restaurante Margarida no Centro Histórico de Paraty e partimos para um city tour pela cidade.

A arquitetura do centro histórico de Paraty é considerada pela Unesco como o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso do país, isso somente é possível, porque grande parte da arquitetura original foi conservada por conta do tombamento feito pelo IPHAN e após ocorreu a conversão do centro histórico em Patrimônio Nacional. Esse tombamento e a conversão do centro histórico é de grande importância para a preservação da história, além de manter a arquitetura da cidade uniforme e assim sendo capaz de realmente nos teletransportar para a época colonial podendo ver suas calçadas feitas pelos escravos da época e seus pequenos detalhes da maçonaria espalhados por toda a cidade.

A arquitetura e urbanismo sofre grande influência do Barroco, Neo Classicismo e Rococó, principalmente as igrejas, em que seus altares revestidos de madeira altamente esculpidas e decoradas com flores e anjos se dá por conta da influência Barroca, a tendência da adoção de cores com tons pastel e branco é dada por conta da influência do Rococó e a decoração feita em relevo em estuque é influenciado pelo neoclassicismo.

O nosso grupo pode prestigiar o Teatro de Bonecos de Parati (no dia 6 de julho, depois do mergulho e da usina) que é um ótimo espetáculo em que os bonecos ganham vida e são capazes de realizar movimentos muito realistas. O espetáculo que vimos retratava cenas do dia a dia, porém muitas traziam uma reflexão além, deixando todos surpreendidos e fazendo com que a plateia refletisse acerca de algumas cenas.
Na época colonial foi criada a Igreja Do Rosário destinada apenas para os negros escravos, isso ocorreu, porque eles não podiam frequentara as outras igrejas. Nessa igreja foi fundada uma irmandade religiosa chamada Irmandade de Nossa Senhora dos Negros de Paraty que visava a reconstrução da identidade e família dos integrantes da irmandade, exercendo então, uma grande influencia na vida dos negros escravos da época, pois era lá que eles podiam se expressar como antes de começarem a viver a triste realidade que estavam incluídos.

A influência de religiões de origem africana também foram características marcantes do nosso city tour e a identidade africana se mostrou muito presente em diversas partes do passeio.
Identidade pode ser caracterizado como um conjunto de características que tornam uma pessoa capaz de ser individualiza-la, podendo incluir ou excluir as pessoas. Quando ocorre a inclusão é por conta dessa pessoa possuir características parecidas com a de outras e se incluir em um grupo com ações e pensamentos parecidos, porém da mesma maneira torna capaz a exclusão dessa pessoa com grupos com características muito diferentes das que ela possui.
Desde a trazida do Candomblé para o Brasil, que ocorreu junto com a chegada dos escravos africanos, ja havia uma descriminação por ser uma religião diferente da escolhida como regente, que na época era o catolicismo. Tanta descriminação que era considerada como bruxaria, sendo proibida a atividade de cultos dessa religião. Por conta disso começou a ocorrer o sincretismo religioso, que se caracteriza como a identificação de seus deuses como os da religião cristã durante as manifestações da religião, tudo isso para que pudessem exercer livremente sua religião como se fosse o catolicismo, porém o tempo passou e hoje nos tornamos um país laico, mas nem por isso deixamos o preconceito para trás, porém o Candomblé é uma religião com rituais muito bonitos que deviam ser apreciados e respeitados como qualquer religião.
Após a abolição da escravidão a Umbanda foi criada, que é uma religião que mistura práticas do espiritismo, candomblé e catolicismo tornando então, uma religião a cara do Brasil, porém isso não bastou para que detivesse o preconceito que ainda cerca essa religião.
Ambas religiões foram de grande importância para os negros e africanos, pois assim puderam criar sua própria identidade e com elas veio a segurança de poder se expressar sem medo, com isso não apenas eles são influenciados, mas também todos os brasileiros, pois a partir dessas e outras religiões a cultura brasileira se torna mais rica e diversificada.



Confira mais fotos em nossa galeria!!!
Comments