Sarau de Encerramento
- Lavinne Homar
- 9 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
Depois de um dia cansativo mas muito reconfortante de trilha e praia (e muito frio), tivemos a noite o nosso Sarau de Encerramento, que foi o finalizador da nossa maravilhosa viagem.
Nosso grupo não pôde acompanhar a FLIP diretamente de Paraty, pois houve certa mudança na data devido as Olimpíadas; mas nem por isso ela possuiu menos importância para o nosso grupo.
A FLIP desse ano foi considerada a edição das mulheres, pois até hoje foi a que contou com a maior participação de mulheres homenageadas, apesar de ainda nem chegar aos 50%. Alguns dos temas que renderam muito debate foram: o narcotráfico, as drogas e o sexo, todos os debates contaram com experts nos assuntos, muitos com biografias publicadas acerca do tema, outros são jornalistas especializados no assunto e também muitos escritores renomados. O nobel de literatura de 2015 foi entregue para a talentosa cronista Svetlana Alexiévitch.
Svetlana procura expressar em seus livros a imagem de uma época e por isso leva anos para escrever seus livros e os documentais contam com um incrível trabalho feito antes, em que ela entrevista pessoas que realmente passaram pelas experiências que ela procura retratar no livro. Svetlana foi a décima quarta mulher a ganhar o nobel de literatura e realmente é uma voz para as mulheres, isso fica claro com o livro ''War's unwomanly face'' que conta os relatos de mulheres que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial. Ana Cristina Cesar é uma poeta brasileira e de grande importância para a geração mimeógrafo que foi um movimento brasileiro criado que era contrário a censura realizada durante a ditadura militar. Como havia essa censura as editoras muitas vezes não aceitavam publicar essas poesias, livros, etc, então os artistas recorriam ao mimeográfo (instrumento usado para fazer cópias), daí vem o nome do movimento, também chamado de poesia marginal, a partir desse movimento começou uma nova era na arte e literatura brasileira.

O sarau foi baseado em declamações de poesias (feitas pelos alunos) que continham o assunto abordado na FLIP desse ano e até mesmo leitura de trechos e poemas de artistas homenageados no festival.







Comments